Confusão

Então,ficou bem confuso!! As pessoas , o mundo, eu... Tudo fora da lógica.
Pois bem! Vamos então do início. Como se o universo começasse agora e as regras estivessem todas por serem criadas;
Primeiro o básico: bem e mau; bom e ruim;
O que é harmônico, pacífico; o que eleva. O que é bom para mim e para o outro; ou, sendo bom só para mim não prejudica o outro! O que me traz lucro em qualquer grau sem prejuízos ao próximo;o discernimento, o conhecimento, o exercício da mente e dos sentidos; os sentimentos positivos,o ter anseio tendo limite;o ter desejo tendo domínio; a força , a fé, a coragem...tudo é bom.
Em contra ponto, vem o que é mau: o egoísmo e todas suas variações; o conflito, o distúrbio, o desacordo; o vício, a usura. Tudo que corrompe, deforma, denigre, oprime ou prostra. A insanidade, a incapacidade, a impotência; A covardia, a fraqueza, o cinismo...
Não parece difícil definir. Uma criança colocada diante de duas situações simples e opostas, saberia discernir a boa da ruim. Mas as situações se sucedem e se sobrepõe, e a arena é maior. A vida mescla e mistura o doce e o amargo, e se a um paladar causar asco a outro talvez agrade. E não é verdade que a paz às vezes oprime o exercício da força ou de outra potencialidade? E a doença de um às vezes aproxima muitos. E sabemos que na paixão há algo do amor e no amor algo de egoísmo...e tem algo de belo em algumas coisas dolentes; e da tristeza são criadas as mais belas obras!
Eu não sou tão bom. Eu não sou tão mau; eu questiono! Eu me observo, me analiso e me percebo transitando entre os extremos. Mas conheço meus anseios, e mesmo sem compreender onde encontrar o que busco, sei o que busco! E o bom nem sempre será o bem, e o ruim nem sempre será o mau!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos cuidar uns dos outros!

Feliz dia 26!