Prazer em Discordar!



   Acho que praticamente todas as pessoas que utilizam as redes sociais têm subgrupos nelas. E é normal que seja assim, pois interesses em comum criam empatia e unem os indivíduos.
    No meu caso, antes  de entrar para um grupo do meu agrado, eu adiciono muitas pessoas na minha página. Quem me conhece virtual ou pessoalmente  sabe que não é preciso muito para se ser aceito no meu facebook, que eu admito: tenho usado em excesso!
   Entre os meu amigos adicionados tenho todo o tipo de gente. Se já conversamos alguma vez, se já assistiu a um show meu, se já leu algo que escrevi, se um amigo  indicou, se eu vi a foto e não tenho bem certeza de não conhecer ou se temos um número tão grande de amigos em comum que é provável que já tenhamos nos visto ou que venhamos a nos encontrar, então eu o aceito. Primeiro porque é um gesto simpático e toda cortesia pode render bons frutos; segundo porque é vantajoso ter bastante gente para compartilhar eventos ou falar de projetos, independentemente do grau de amizade; e  terceiro, porque se a gente constata que foi um erro adicionar a pessoa, tudo o que é preciso fazer e deletá-la.
   Pois aí é que está o ponto! É indiscutível que aquilo que nos desagrada ou nos constrange será evitado. Fotos grotescas, piadas de mau gosto, pornografias ou qualquer coisa muito repetitiva, acaba ficando chato e ninguém é obrigado!
   Mas quando o que nos impele a "bloquear" uma pessoa é a opinião que ela tem sobre determinado assunto, por mais absurdo que nos pareçam seus argumentos, não devemos ter tanta pressa. Defender nosso ponto de vista, demanda energia,firmeza e costumamos fazê-lo com muito afinco. O outro também o fará. Isso irrita, é claro. Mas aquela velha frase "da discussão nasce a luz!", possui muita verdade.
     Outra verdade é que da discussão também nasce a inimizade, o ódio, o distanciamento e, num extremo, a agressão. Mas só entre as pessoas que não são no mínimo razoáveis. Se uma divergência impessoal de internet já te fez odiar alguém, amigo, procure um tratamento!
   O que eu digo, é que é mais válido ter conversas com as pessoas que discordam da gente do que com as que concordam com tudo. Na verdade tenho um pouco de medo dos grupos isolados com pessoas que só concordam; dali pode nascer um mostro! Se toda a conversa que eu tenho só corrobora com o que eu já penso e acredito, eu acabo estagnado. Não lucro em nada. Agora quando alguém tem uma opinião diversa, eu posso acabar mudando de ideia sobre aquilo que eu achava saber, parcial ou totalmente. Ou, no mínimo, acabarei pensando uma segunda vez, reorganizando minhas ideias, fortalecendo com isso minhas certezas.
    Indigne-se, se for o caso. Não sinta ódio. Discorde enérgica e enfaticamente, mas não agrida. Se for difícil admitir um erro publicamente, aceite ao menos fazê-lo em segredo,no seu íntimo. Não faltarão oportunidades de externar os novos conceitos ou opiniões no futuro.
   Defenda seu conhecimento, seu entendimento e sua crença. Mas defenda antes de tudo a sua civilidade!
  Temos estes espaços incríveis para debater. É melhor pensar neles como tribunas e não com ringues!
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz dia 26!