Igualdade

   
 Vamos tomar cuidado ao tratar do tema inclusão. O racismo é um assunto que precisa ser esgotado. É uma conversa que precisa sair da moda. E tenho esperança de que um dia a diferença de condições entre as raças no país seja tão pequena, que se torne irrelevante. Mas este dia não é hoje. Hoje debatemos. Hoje falamos de inclusão e equalização de oportunidades. Não vou me vitimizar (como afirmam que faço),nunca! Eu sou um ser humano ótimo, eu reconheço a minha potência.Eu tenho cicatrizes, mas também já mostrei as garras. Inclusive mostro as garras agora! pra você que diz que eu não mereço este bônus. Porque eu mereço sim! Se eu entrei na faculdade só aos trinta e quatro anos, não foi por preguiça ou incapacidade, mas porque sou pobre. Nasci pobre porque meu pai nasceu pobre e pouco pôde fazer pra evoluir, já que ele tinha uma marca na pele. Uma marca que dizia: "Sou neto de escravos". Repito:Eu não sou vítima!,meu pai não foi vítima. Mas meu bisavô, com certeza, foi. E nossa situação de pobreza é, se não totalmente, em grande parte explicada pela injustiça feita a ele. Não se engane com as exceções.Ser pobre e ser negro no Brasil ainda são quase sinônimos. É um dado que precisa ser mudado, e nem todas as ações necessárias pra que isto aconteça serão simpáticas. Eu realmente lamento que tenha que ser assim! que a vaga pra qual você se candidatou tenha sido preenchida por alguém que teve um desempenho inferior ao seu. Peço desculpas por esta injustiça que lhe foi feita. De certa forma, você também está sendo prejudicado agora por um erro muito antigo. Mas não se ressinta e nem se revolte. Esta pessoa que o substituiu, almeja e merece estar em pé de igualdade com você em qualquer disputa, mas isto ainda não acontece. O final das cotas virá com o final da desigualdade. Enquanto isso, mantenha-se bom e firme! Porque se um povo inteiro pode sobreviver aos grilhões e às chibatas e hoje estar ereto e orgulhoso exigindo o seu respeito, você, meu amigo, também pode superar este pequeno percalço e sair vitorioso e fortalecido desta desvantagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Museus do Futuro

Vamos cuidar uns dos outros!