O Amor, o Ódio e a Publicidade

     O Facebook é um sucesso absoluto. Pois se nutre de dois elementos inexauríveis: amor e ódio. E claro, suas derivações. Veja você a minha fotinho colorida no perfil! É evidente que tive um motivo para colocá-la aí. Todos tivemos. Motivos bons ou motivos fúteis. E se não foi por idealismo e militância, foi por simples simpatia ao gesto, ou ainda porque os outros estavam colocando e ficou bonito; o que é que tem?! Tem gente que não segue modinha porque é modinha criticar modinha. Algumas pessoas coloriram a foto para ganhar algumas curtidas, pois sim, é um joguinho inútil de que a gente gosta, como paciência, e não é crime. De qualquer maneira, lá veio uma chuva de críticas inflamadas. Fui de imbecil à idiota no tempo de uns poucos likes. Não me aborreci com isso pois já não sou tão sensível à opinião alheia, embora ainda me dê um certo medo  expressões de ódio que vi escreverem algumas pessoas sobre quem ousou querer decidir sobre sua própria foto de perfil. Compreensivo, pois se até no cu alheio as pessoas querem mandar , quem dirá na foto pública do face. Virou um "toma lá, dá cá" que agitou a rede no fim de semana e uma briga da qual não se tinha como escapar, pois se eu não tivesse mudado a foto, e tenho pleno direito de não fazê-lo, teria escutado um outro monte de insultos. Como alguns amigos que foram tachados de preconceituosos, homofóbicos e outros xingamentos menos sofisticados( de repente até fotos de casais gays que permaneceram em preto e branco foram condenadas). E a gente vai em frente, despejando nosso amor e nosso ódio neste rio que segue fazendo girar esta roda de moinho que é o Face. Algumas vezes a correnteza fica meio forte e parece que vai tragar até a gente que é usuário pacífico e que só tá na margem pra molhar os pés um pouco. E veja quanta coisa é capaz de agitar estas águas. Dê sua opinião sobre a maconha, o aborto, a copa, a Dilma e veja que a superfície já encrespa!
     Eu poderia até considerar que tá tudo bem. Que somos humanos e somos passionais e que é assim o mundo: feito de discordâncias. Mas não gente! não tá tudo bem não...O amor e o ódio até nem são são tão diferentes em essência, mas são diferentes em potencial. Gaste mais energia com o que você ama e tente ao menos ignorar o que você odeia, pois o ódio é somente destrutivo. Eu corro um certo risco em tentar lembrá-los o que falou Jesus sobre o amor e  a tolerância, pois mesmo o altíssimo já foi pivô de conflitos dos mais acirrados e eu perderia crédito com os ateus (alguns odeiam Deus por Ele não existir, e certamente já o atacaram diretamente aqui no Face ).
    Mas se é mesmo necessário à nossa natureza odiar tanto aquilo que os outros amam, então odiemos Mark Zuckerberg, este detestável gênio milionário, responsável por todo este tumulto.
Mark, nós te amamos cara!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos cuidar uns dos outros!

Feliz dia 26!