O Macho Indefensável

   Fui informado por um colega que sou machista.
" -  Como assim , meu? Por quê tu me acha machista?"
" -  Não sou eu que acho, as gurias é que dizem."
   Daí já me bateram duas coisas bem ruins: uma é a de ser considerado machista, pois o conceito está associado à  ignorância, preconceito, violência...enfim, nada de bom. O segundo "baque" é o de saber que se essas tais gurias não ficaram à vontade pra me falar desta impressão que têm de mim, é porque não me consideram um amigo. Ou pior: se falam entre si de como meu comportamento é inadequado e na minha presença preferem calar, é porque no mínimo sou o inimigo; um cara que representa aquele monte de coisas ruins que se deve detestar.
   É claro que eu não aceito o rótulo; mas reconheço que ele não surgiu do nada. Reconheço uma ou outra atitude que podem ter levado a isso. Eu erro e erro muito. Algumas vezes percebo meus erros e em outras não. Mas estamos num tempo de não se ter paciência com quem não é perfeito. De forma que já fui classificado. Ta aí: sou machista. Sem defesa. Já foi decidido e a informação já está sendo repassada. Fico triste, é claro. Não sou indiferente à opinião alheia, mesmo quando os autores da opinião se reservam o direito do anonimato. Você às vezes é um crápula em grupos que você nem sabe que existe. Mas enfim, não quero servir de carne para os leões e nem tão pouco uma peça passiva neste contexto. Se eu sou machista, e quem sabe eu seja, pois não conheço em profundidade toda a verdade acerca do sexismo e venho de uma realidade em que se questionar neste sentido é algo bem pouco praticado; mas se sou machista preciso melhorar. Devo melhorar!
   O irritante mesmo é esta falta de fé da pessoa que se julga com a razão para com aquela que é a errada. Fulano é isso ou fulano é aquilo. E ser isso e ser aquilo é detestável! Não vale a pena ouvi-lo. Não vale a pena explicá-lo nada.  Fulano não é dotado da capacidade de aprender e nem de evoluir, então vamos apenas falar mal dele e achá-lo horrível.
    No final, não é nem o fato de apontar um defeito que magoa, pois estou ciente de ter muitos. Mas sim esta maneira covarde e leviana de lidar com a imagem alheia. E isso vindo de gente que vai trabalhar com publicidade, com fatos e com relações interpessoais... Nossa!
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz dia 26!