Força, Chape!

Ainda ontem, falávamos de futebol em outros termos. Eu havia postado uma crítica ao fanatismo das torcidas e ao clima de extrema rivalidade(inimizade até) que tal fanatismos trazia. O Lucas, com quem eu conversava, defendia o lado bom das grandes torcidas, coisa que eu honestamente não conseguia visualizar. Dormi convencido do meu ponto de vista e da incapacidade do futebol atual de produzir efeitos diferentes de ódio, revanchismo, sarcasmo, conflito... Quando o Giovani me falou muito cedo, pois dormimos os três lá, que "O Avião do Chape caiu!" Eu achei que era um começo de uma piada sem graça que acabaria por mencionar o eterno 5x0 contra o meu time; respondi:"não posso fazer nada" . Ele ficou em silêncio e não riu. Vi que era sério. Pedi que ele repetisse e ele repetiu a mesma frase no mesmo tom. Visualizei muitas coisas ao mesmo tempo: cenas de acidente, pessoas em desespero, parentes querendo notícia, imagens de aeroporto, comoção...Visualizei tudo até conseguir formular a próxima pergunta. As notícias foram se completando: o número de mortos, os sobreviventes, os nomes a bordo, os nomes que não subiram a bordo, o horário, a homenagem do time adversário, a mudança na agenda dos jogos aqui no país... As coisas práticas e os efeitos imediatos. Enquanto a poeira baixava e a gente começava a pensar novamente no que não é muito óbvio, e nas perguntas que só fazemos para termos certeza de não saber a resposta. Razões e explicações, justificativas...isso não existe. Se tudo tivesse corrido bem, teria sido "o momento especial" do chapecoense. Não seria uma manchete mundial, não seria uma comoção nacional, não seria o assunto deste e dos próximos dias, mas seria o dia do time, dos atletas e de sua torcida viverem a alegria de ver seus ídolos, seus parentes, seus colegas, firmarem de vez os seus nomes entre os grandes do esporte que amam.
Esse acontecimento não deveria jamais ter existido. E não é bom, de jeito nenhum. Ele ensina algo sim (para mim ao menos) mas o melhor é que ele nunca tivesse acontecido e eu continuasse achando o sentimento extremado do torcedor uma coisa idiota. O que aconteceu com o Chapecoense e o que tenho visto hoje do efeito que ele causou nas pessoas, me corrige e me desmente. Pois há na torcida, que é apaixonada, também isso de ser feliz por estar vivendo a expectativa de algo especial; seja este algo um gol, uma vitória ou um título. Tem muito mais ódio do que deveria sim, mas tem isso de amor também. Fica meio escondido, mas tem, já que quase todo ódio é meio que um amor doente. 
Os torcedores, os bons torcedores, estão empáticos ao torcedor chapecoense. Hoje tem solidariedade, amor e fraternidade no futebol. Deveria ser sempre assim...Mas sem acidentes, mortes ou perdas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos cuidar uns dos outros!

Feliz dia 26!