A Saudade Como Farol

    Eu tentei explicar pro Gustavo, que é o meu amigo mais antigo, o porquê de eu não conseguir conversar com ele à distância. Tentei explicar pro Lucas que é o mais próximo entre os meus novos amigos, porque eu precisava conversar com ele todos os dias. Eu não tentei explicar nada pro Binho; nem achei preciso.
   Mas antes eu expliquei pra mim mesmo o que é preciso aprender estando longe deles, da família e de tantos que eu amo além do explicável. É preciso aprender a estar. E por isso me parece importante me afastar por mais tempo.
   Minha missão é bem simples: não sofrer! Porque a saudade não precisa ser este tijolo no peito.
   Se eu aprender isso, talvez um dia eu possa morar numa ilha, onde eu escreva cartas pros meus bons amigos... sentindo, satisfeito, todo o amor que conquistei como uma brisa morna, vinda de longe.
   Ontem eu estive triste e tristeza é coisa com a qual não sei lidar. Mas, não por acaso, eu estava conectado à rede e a ultima coisa que ouvi foi o áudio do Kensuke dizendo que me ama (não se constranja, Erick, nossa amizade merece esta publicidade); e isso, simplesmente, dissipou muito daquela tristeza. Percebi que o caminho é estarmos conectados...Não nas mídias, mas nas almas!
  As pessoas que eu amo, às vezes estarão em outro estado ou em outro país. O meu amigo às vezes estará longe, estará indisponível. Estará sem tempo. Nessas horas o perfume da sua lembrança deverá ser um consolo e não um peso. A certeza do amor que nos une e a solidez do aprendizado nascido do nosso convívio deverá soar como lucro e não prejuízo. Distância não é ausência. Nem a morte é. Eu sei, pois alguma vez aquele que eu amo estará morto... mas tudo que ensina persiste, tudo que é recordado permanece e a morte vira abstração. O amor vai viver em outra dimensão.
  Quanto mais eu correr o mundo, mais eu terei amigos a deixar. Mais o meu amor precisará aprender o desapego. E as amizades que eu fizer e amar e que a geografia me impedir de rever, eu tentarei fortalecer ( this explains my excesses, Christopher, in this subject, you are the best exemple). Fortalecer a amizade é fazer nascer dela algo feito da essência do próprio amigo... algo que possamos manter conosco, mesmo depois do até logo ou do adeus. É algo pra permanecer vivo e latente mesmo do outro lado do mundo ou de outros mundos.
   Eu estive triste de saudade ontem e isso não está certo. O amor não deve resultar em nada triste.
   Meu trabalho aqui, na distância, é me reconstruir como um farol. Pra ser uma luz zelosa e confiável mesmo em grandes distâncias.
    Ainda é  apenas uma lição a ser aprendida, mas estou crescendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Museus do Futuro

Vamos cuidar uns dos outros!